quarta-feira, 14 de junho de 2017

Escola Avançada de Ciências Sociais (CEBRAP/FAPESP/2017)

Neste ano, o programa Escola São Paulo de Ciência Avançada da FAPESP oferecerá duas escolas avançadas de pesquisa voltadas exclusivamente para às ciências sociais (SPASS). Uma das escolas tem por tema a metodologia de pesquisa em ciências sociais e ocorrerá em julho na UNICAMP (ver aqui). A segunda, uma parceria entre o CEBRAP e o Maria Sibylla Merrian Center, tem como mote agregador a Dinâmica das Sociedades Democráticas Contemporâneas e ocorrerá entre os dias 28 de agosto e 6 de setembro na USP. A SPASS está estruturada com base em apresentações de pesquisa em andamento e mesas redondas sobre desigualdade, mobilização social, representação e instituições representativas, esfera pública, religião e sociedade civil, e filosofia social. O evento contará com palestrantes do CEBRAP, como Fernando Limongi, Marta Arretche, Paula Montero e Ângela Alonso, e convidados externos como David Snow (ICI), Otaviano Canuto (Banco Mundial), Sérgio Costa (Freie Universitat Berlin), José Casanova (Berkley) e Christopher Achen (Princeton).

As inscrições para a SPASS terminam dia 31 de julho. O programa possui 10 bolsas para financiar alunos e alunas de pós-graduação - pós-doutorandos(as) possuem prioridade. Para mais informações, ver o site da SPASS e a chamada abaixo:







DINÂMICA DAS SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS

Estão abertas as inscrições para a primeira Escola São Paulo de Ciência Avançada em Ciências Sociais, uma iniciativa do Programa Internacional de Pós-doutorado do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e do Maria Sibylla Merian Centre in Humanities and Social Sciences Conviviality in Unequal Societies.
Ligada ao programa Escola São Paulo de Ciência Avançada da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Escola oferecerá de forma concentrada discussão de alto nível sobre a produção acadêmica de ponta em ciências sociais – especialmente nas disciplinas de ciência política, direito, antropologia, economia e sociologia – sobre a dinâmica das sociedades democráticas contemporâneas. Reunirá especialistas estrangeiros e pesquisadores nacionais e se realizará entre 28 de agosto a 6 de setembro de 2017, na Universidade de São Paulo, Cidade Universitária.

PROGRAMAÇÃO

A DINÂMICA DAS SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS
O objetivo da Escola é apresentar o conhecimento de ponta sobre distintas dimensões das sociedades democráticas contemporâneas. As atividades estão divididas em 5 módulos, cada um com três sessões:
  1. Globalização e desigualdades
    1. Globalização e desigualdades: teorias e achados empíricos.
    2. Brasil: democracia e desigualdades – teorias e achados empíricos do projeto “Trajetórias das Desigualdades”.
    3. A mensuração das desigualdades: o estado da arte
  2. Movimentos sociais e contestação política
    1. As diversas faces da contestação política nas sociedades contemporâneas: princípios e padrões recorrentes
    2. Movimentos sociais história e sociologia
    3. Estudo da contestação política em perspectiva comparada: abordagens e achados empíricos
  3. Teoria Crítica, Democracia e cultura política
    1. Sociedades contemporâneas entre capitalismo e democracia
    2. Políticas da cultura em democracias contemporâneas
    3. Qual crítica para qual teoria: heranças e desafios presentes para uma perspectiva teórica crítica
  4. Religião e esfera pública
    1. Diversidade religiosa em uma era secular
    2. Religião, pluralismo e esfera pública no Brasil
    3. Religião, laicidade e política
  5. Dilemas das democracias contemporâneas
    1. Dilemas da democracia: diagnósticos e perspectivas
    2. Democracia e sistemas de governo: o que sabemos?
    3. Democracia e controles democráticos
A língua oficial da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais é o inglês.
Os selecionados deverão participar de todas as atividades da escola. Haverá sessões diárias de apresentação de trabalhos dos bolsistas participantes.