quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Encontro da ANPOCS: Chamada para GTs e SPGs (2017)

O encontro anual da ANPOCS de 2017, que ocorrerá entre os dias 23 e 27 de outubro, está com as inscrições abertas para novas propostas de Grupos de Trabalho (GT), voltada para pesquisadores e pesquisadoras em torno de um eixo temático e com duração de 2 anos, e Simpósios de Pesquisa em Pós-Graduação (SPG), dedicada à pesquisa de pós-graduandos e graduandas. O período de envio das propostas termina no dia 27/02. O edital completo com as regras específicas de cada modalidade pode ser encontrado aqui.





O 41º Encontro Anual da ANPOCS, a ser realizado de 23 a 27 de outubro de 2017, no município de Caxambu - MG, terá como formato básico de organização os Grupos de Trabalho (GTs), os Simpósios de Pesquisas Pós-Graduadas (SPGs) e as Mesas-Redondas. A programação geral do 41º Encontro contará com outras atividades julgadas pertinentes pela Diretoria e pelo Comitê Acadêmico da Associação, tais como conferências, fóruns, colóquios, minicursos, sessões especiais etc. A programação das sessões de vídeo e das exposições fotográficas no evento, cujos editais serão divulgados em momento oportuno, é de responsabilidade da Comissão de Imagem e Som e da Diretoria da ANPOCS. No processo seletivo terão prioridade propostas que abordem questões emergentes, ligadas às mudanças experimentadas pela sociedade contemporânea, bem como aquelas decorrentes dos desafios teórico-metodológicos com que se defrontam os cientistas sociais na atualidade. A seleção das melhores propostas, dentro dos limites de infra-estrutura física e com base nos critérios de excelência, relevância, interesse científico e atualidade, será feita pelo Comitê Acadêmico - eventualmente assessorado por consultores ad hoc - e ratificada pela Diretoria da ANPOCS. Seguem, abaixo, as regras específicas para inscrição e envio de colaborações:

Envio de propostas temáticas para formação de Grupos de Trabalho (GTs): Os Grupos de Trabalho(GT) têm por propósito fomentar e aprofundar a discussão em torno de determinados eixos temáticos. Podem apresentar propostas temáticas para a realização de Grupos de Trabalho doutores ligados a instituições filiadas à ANPOCS. Os GTs serão compostos por três sessões de trabalho que ocorrerão no 41º Encontro Anual, que terão vigência por 2 (dois) anos. 

Envio de propostas de trabalho para compor Simpósios de Pesquisas PósGraduadas (SPGs): Os Simpósios de Pesquisas Pós-Graduadas (SPGs) visam priorizar, mas sem dar exclusividade, a resultados de pesquisa de mestrado e doutorado. Assim sendo, os SPGs procuram criar um espaço maior e mais profícuo de discussão, privilegiando alunos de pós-graduação. O SPG será composto por 5 (cinco) trabalhos os quais serão apresentados e discutidos em sessão única por coordenadores, debatedor e público presente. O tempo previsto para a atividade é de 120 (cento e vinte) minutos, assim distribuídos: 75 (setenta e cinco) minutos para as exposições - aproximadamente até 15 minutos cada exposição -, até 20 (vinte) minutos para o(a) debatedor(a), sendo o tempo restante destinado ao debate com o público presente na atividade.