segunda-feira, 2 de maio de 2016

Bolsa de Pós-Doutorado no CEM (2016)

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) está recebendo candidaturas para pesquisas de pós-doutorado que tenham como tema desigualdade, redistribuição e política pública. As bolsas são do formato FAPESP e o prazo para o envio é dia 13/06.



Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) com apoio da FAPESP. Trata-se de uma instituição de pesquisa avançada em ciências sociais, que investiga temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. É constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos e antropólogos, cuja agenda de pesquisa está voltada basicamente ao estudo de dimensões relacionadas ao acesso dos cidadãos ao bem-estar. Os pesquisadores do Centro atuam em diversos campos do conhecimento e aplicam distintas metodologias em suas investigações.

Os bolsistas de pós-doutorado (PD) deverão conduzir pesquisa teórica e/ou empírica no programa, além de outras atividades regulares, como a apresentação de seminários, elaboração de papers e a disseminação dos resultados da pesquisa. Como resultado de sua pesquisa de pós-doutorado, deverão ainda produzir pelo menos um artigo a ser submetido em revista de alto impacto acadêmico bem como apresentá-lo em um seminário de trabalho.

As bolsas de PD são para desenvolver projetos específicos, em um dos seguintes temas: 

  1. Entender os efeitos independentes das políticas públicas nas condições sociais e/ou na redução da desigualdade (http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/1120)

  1. Entender o papel das instituições políticas nas decisões sobre políticas redistributivas, particularmente o comportamento eleitoral e o processo de elaboração das leis (http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/1121)

  1. Mapear formas alternativas de governança em áreas urbanas e em suas conexões com o Estado de forma a entender “quem faz o quê” (http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/1122)

CONDIÇÕES DA BOLSA

A oportunidade está aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros. É recomendável que o candidato possua Doutorado em Ciências Sociais ou áreas afins, com forte histórico de publicação, bom desempenho em inglês falado e escrito.

O selecionado receberá bolsa, no valor de R$ 6.819,30 mensais e reserva técnica, que equivale a 15% do valor anual da bolsa, destinada a realizar despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

A bolsa contempla um auxílio instalação para pesquisadores que precisem mudar-se para a cidade de São Paulo, Brasil, sede da instituição. Detalhes sobre o Auxílio Instalação e mais informações sobre a bolsa: www.fapesp.br/bolsas/pd.

Serão selecionados até o máximo de 3 (três) bolsistas.

DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

 CV Lattes completo (www.lattes.cnpq.br) ou Curriculum Vitae, se estrangeiro;
  1. MyResearcherID e/ou MyCitation (Google Scholar);
  2. Lista de publicações;
  3. Projeto de pesquisa, que não deve conter a identificação do candidato em nenhum local, já que sua avaliação será feita sob sigilo de autoria.
  4. Cópia de 2 publicações. Nesta categoria, estão incluídos apenas artigos, livros ou capítulos de livros.

CONTATO E PRAZO DAS INSCRIÇÕES

O candidato deverá enviar a documentação via e-mail para: centrodametropole@usp.br com o título: “Bolsa - PD CEPID-CEM”.
O prazo para envio das inscrições se encerra em 13/06/2016.

Para dúvidas e informações adicionais sobre o Programa de Pesquisa, entre em contato através do e-mail centrodametropole@usp.brcom o título: “Dúvida”.

PROCESSO SELETIVO

A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas. Na primeira, serão avaliados o currículo, as publicações, o perfil e a trajetória do candidato, assim como a qualidade científica da proposta e sua aderência às linhas de pesquisa do CEM. A segunda consistirá em entrevista com a comissão de seleção, que avaliará o mérito das propostas e o desempenho nesta entrevista.

Os candidatos selecionados para a segunda fase serão contatados via e-mail até 18/07/2016.

As entrevistas serão realizadas pessoalmente ou via Skype em 25/07/2016.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

O resultado final será divulgado no site do CEM no dia 28/07/2016.

Mais informações em: http://www.fapesp.br/oportunidades