quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Livro: A Posição Original

Uma das características constitutivas da teoria política contemporânea é o esforço de oferecer argumentos orientados por problemas, sejam eles normativos, empíricos ou conceituais, em detrimento de grandes narrativas intelectuais. Sem negar o valor da história das ideias ou da necessidade permanente de diagnósticos de época, é plausível afirmar que a teoria política hoje é essencialmente motivada por problemas e que as grandes obras produzidas no campo ao longo das últimas cinco décadas reconhecem, direta ou indiretamente, a prioridade desse objetivo. 

Dentre as principais contribuições para a mudança de perspectiva na teoria política a obra de John Rawls, e o seu famoso argumento da Posição Original, ocupam um lugar de destaque. Tal como formulado originalmente por Rawls em sua obra Uma Teoria da Justiça de 1971, o argumento da posição original procura apresentar uma resposta determinada a um dos problema normativos centrais de nossas sociedades: como definir uma distribuição justa de recursos sociais? Sistematizado na forma de uma situação de escolha racional, o argumento justifica a escolha de princípios de justiça a partir de uma pergunta: quais critérios distributivos escolheríamos para organizar as principais instituições de nossas sociedades caso não conheçamos algumas de nossas características pessoais como gênero, raça, classe social e produtividade individual? Segundo o argumento rawlsiano, até mesmo agentes racionais motivados por considerações estratégicas tenderiam a escolher princípios distributivos igualitários e, mais especificamente, critérios de organização socioeconômica que maximizam a posição dos menos beneficiados pela cooperação social, uma vez que as piores posições permaneceriam como uma possibilidade lógica aberta a todos os agentes envolvidos no contrato social. 

Desde então uma verdadeira enxurrada de artigos tem sido dedicada ao assunto, envolvendo não apenas teóricos políticos mas também economistas e especialistas em teoria dos jogos. O argumento da posição original permanece em disputa mesmo entre os adeptos do igualitarismo rawlsiano. Para alguns, o argumento não passa de uma "parafernália" analítica utilizada pelo autor para ilustrar o argumento moral por trás das teorias contratualistas - e, portanto, passível de ser substituído por reelaborações mais cuidadosas, tal como a teoria desenvolvida por Thomas Scanlon. Já para outros, o argumento não apenas é fundamental para entendermos a força da teoria rawlsiana, como representaria a principal contribuição filosófica do autor para a filosofia política contemporânea. 

Timothy Hinton (North Carolina) acaba de publicar o livro The Original Position (Cambridge Press) que tem por objetivo reunir algumas contribuições recentes nesse debate. A obra é parte da nova coleção da Cambridge voltada para a pesquisa de argumentos filosóficos clássicos (outro livro da série é dedicado, por exemplo, ao célebre Dilema do Prisioneiro). No livro, a posição original é abordada tanto a partir de seus elementos analíticos mais importantes, tais como o papel da teoria da ação racional (Gaus & Thraser) e os argumentos da estabilidade e do ônus do compromisso (Weithman e Waldron), bem como a partir de sua recepção em teorias da justiça rivais, como a teoria de Nozick (Chirstman), de Dworkin e a crítica marxista de G. A. Cohen (Estlund). A introdução e alguns dos capítulos em formato working paper encontram-se disponíveis abaixo.



- Hinton (ed.): The Original Position (Classic Philosophical Arguments)

Introduction: the original position and The Original Position – an overview Timothy Hinton
1. Justice as fairness, utilitarianism, and mixed conceptions David O. Brink
2. Rational choice and the original position: the (many) models of Rawls and Harsanyi Gerald Gaus and John Thrasher
3. The strains of commitment Jeremy Waldron
4. Our talents, our histories, ourselves: Nozick on the original position argument John Christman
5. Rawls and Dworkin on hypothetical reasoning Matthew Clayton
6. Feminist receptions of the original position Amy R. Baehr
7. G. A. Cohen's critique of the original position David Estlund
8. Liberals, radicals, and the original position Timothy Hinton
9. The original position and Scanlon's contractualism Joshua Cohen
10. The 'Kantian roots' of the original position Andrews Reath
11. Stability and the original position from Theory to Political Liberalism Paul Weithman
12. The original position in the law of peoples Gillian Brock