domingo, 18 de outubro de 2015

III Colóquio Internacional Sistema Deliberativo e Mídia

O Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública da UFMG convida a todos e todas para o III Colóquio Internacional sobre Deliberação e Mídia que acontecerá entre os dias 4 e 6 de novembro. O evento reunirá pesquisadores das áreas de ciência política e comunicação com o intuito de debater o papel da mídia na estruturação da esfera pública democrática. Entre os palestrantes confirmados estão Peter Dahlgren (Lund), John Parkinson (Griffith), Leonardo Avritzer (UFMG) e Ricardo Fabrino (UFMG). 

Agradeço a Renato Francisquini pelo envio do evento.



O III Colóquio Internacional: Sistema Deliberativo e Mídia Interconectada abordará a perspectiva sistêmica como agenda de pesquisa que têm guiado os estudos recentes num esforço de compreender a deliberação como um amplo processo social. Durante três dias, pesquisadores do Brasil, da Alemanha, Suécia, Suíça, Austrália e dos Estados Unidos estarão em Belo Horizonte para discutir questões teóricas e empíricas e  os novos desafios metodológicos dessa abordagem

Existem muitos estudos sobre o papel dos media na estruturação da esfera pública. No entanto, essas pesquisas raramente dialogam com a abordagem sistêmica de deliberação. Quais os papéis que diferentes tipos de media –  a comunicação de massa, a Internet e as redes sociais – exercem em debates públicos? Como acontece a mediação de arenas discursivas distintas? Quais as oportunidades e os constrangimentos  que os media oferecem para conectar as partes de um sistema  deliberativo? Quais as interseções entre práticas deliberativas e não deliberativas? Como observar e apreender a deliberação em configurações micro e macro?


Coordenadora:

Rousiley C. M. Maia
Universidade Federal de Minas Gerais
 
Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública
Universidade Federal de Minas Gerais


Programação Completa


Mais informações:


Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH/UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627

Campus Pampulha - Sala 1031 - 1º andar
CEP: 31270-901 - Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

emeufmg@gmail.com
Tel: 31 3409-3031