quinta-feira, 25 de junho de 2015

Rawls: Aulas sobre a história da filosofia política

O canal do Departamento de Filosofia de Harvard no Youtube disponibilizou nesta semana as gravações do  mítico curso Filosofia 171 (ano letivo de 1984) ministrado por John Rawls. Grande parte do material discutido nos cursos de Rawls já haviam sido publicados pela Harvard Press após sua morte, como as Lectures in the History of Political Philosophy, Lectures in the History of Moral Philosophy (ambas publicadas em 2009) e a obra póstuma mais conhecida Justice as Fairness: A Restement (2001), na qual Rawls reformula partes importantes de sua teoria da justiça de 1971. Juntas elas formam a base dos cursos de filosofia ministrados por Rawls ao longo de 4 décadas de ensino. Todas as obras contam com tradução para o português mas, infelizmente, a tradução não é 100% confiável...

O áudio das 9 aulas disponíveis podem ser acessado abaixo (ver aqui uma tentativa de contextualizar cada aula a partir dos textos publicados de Rawls). 

"Neste ano, sem desconsiderar os riscos que isso traz, farei um pequeno experimento [...] veremos também um livro que publiquei".