sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Piketty e a inveja

A íntegra da entrevista de Piketty ao programa Roda Viva já se encontra no site da TV Cultura. O programa foi marcado sobretudo pela presença de jornalistas que muito provavelmente leram muito pouco ou nada do livro. Contudo, a entrevista teve também um acirrado debate entre Piketty e o economista da USP André Lara Resende acerca das implicações normativas das teses contidas no livro O Capital no Século XXI. A certa altura da discussão, Resende chega a questionar a legitimidade das propostas de taxação progressiva de capital privado acumulado - defendida fervorosamente por Piketty em seu livro e em sua militância no partido socialista - sugerindo que a "gana" dos igualitários em taxar os muito ricos nas sociedades democráticas estaria mais próxima de um vício moral - a inveja - do que do valor da igualdade social. Com isso Resende retoma ao pé da letra o velho argumento de Hayek em seu ensaio Equality, Value, and Merit de 1960:

"When we inquire into the justification of these demands [from the egalitarians], we find that they rest on the discontent that the success of some people often produces in those that are less successful, or, to put it bluntly, on envy. The modern tendency to gratify this passion and to disguise it in the respectable garment of social justice is developing into a serious threat to freedom."

Piketty rebate a objeção a partir de duas considerações importantes que Resende (ou Hayek) estariam ignorando. Primeiro, que a desigualdade em si não é um problema, mas apenas a desigualdade econômica que não pode ser justificada por padrões democráticos, como por exemplo o acúmulo constante de riqueza entre o 1% mais rico em sociedades nas quais a grande maioria não possui, nem nunca possuiu, capital econômico. Em segundo lugar, que a acumulação privada de capital gera efeitos nocivos não apenas na economia - como parece supor Resende - mas possui consequências nocivas para a democracia ao enviesar a representação política e o processo de tomada de decisão coletiva em favor dos mais ricos. Vale a pena acompanhar.