segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Chamada: Revista Brasileira de Ciência Política

A RBCP está com chamada aberta para os próximos três número da revistas que terão por tema, respectivamente, Política e Trabalho (n. 17), Cuidado e Responsabilidade (n. 18) e Ciência Política no Brasil (n. 19). O edital pode ser conferido abaixo. Nos últimos anos a RBCP tem se notabilizado por publicar boas edições temáticas na área de teoria política. Um dos atrativos da revista é justamente a transparência nos editais e prazos de publicação - algo ainda raro no Brasil.  

RBCP: Chamada para artigos e resenhas 

Revista Brasileira de Ciência Política está aceitando a submissão de artigos para os seus números 17, 18 e 19, que terão como temas "Política e trabalho", "Cuidado e responsabilidade" e "Ciência política no Brasil", conforme ementas abaixo. Além disso, a revista aceita artigos com temática livre e resenhas. Outras informações em: http://www.scielo.br/revistas/rbcpol/pinstruc.htm



17 - Política e trabalho

O número 17 da Revista Brasileira de Ciência Política destaca as relações entre política e trabalho. Temática fundamental para algumas tradições de pensamento nas Ciências Sociais, o trabalho é uma questão central para o entendimento das transformações nos padrões das relações de poder, nas hierarquias, nas formas de ocupação do espaço, do uso do tempo  da sociabilidade. Ao mesmo tempo, o sindicalismo vem sofrendo profundas modificações, bem como a relação entre partido e classe. As vinculações entre política e trabalho são parte da produção das distinções e das desigualdades, aspecto também relevante nessa discussão. As relações de trabalho expõem, ainda, a fragilidade de concepções restritas da política. Serão considerados estudos teóricos e empíricos sobre essas temáticas.
Prazo para envio dos artigos: 31 de janeiro de 2015.
A edição deve ser lançada em junho de 2015.

18- Cuidado e responsabilidade
Nesse dossiê, a Revista Brasileira de Ciência Política reunirá estudos teóricos e empíricos sobre cuidado e responsabilidade nas sociedades contemporâneas. A temática inclui um conjunto amplo de debates e preocupações, como os modos de organização e os sentidos assumidos pelo cuidado, a relação entre cuidado, gênero e divisão social do trabalho, a desvalorização do trabalho associado ao cuidado, a relação entre justiça, vulnerabilidade e dependência e o modo como a responsabilidade (individual e ou social) é mobilizada nas abordagens teóricas e nos estudos empíricos que compõem esses debates. São temas presentes em diferentes vertentes dos estudos contemporâneos, como as teorias da justiça, as teorias feministas, os estudos de gênero e os estudos sobre divisão do trabalho e sobre os mecanismos de reprodução de desigualdades e vulnerabilidades sociais. Estão presentes, também, nas pesquisas sobre os limites e potenciais das políticas públicas relacionadas ao cuidado, sejam elas focadas nas crianças, nas/os idosas/os, nas/os doentes e/ou nas/os portadoras/es de deficiências.
Prazo para envio dos artigos: 31 de maio de 2015.
A edição deve ser lançada em outubro de 2015.

19 - Ciência política no Brasil
 O dossiê "Ciência política no Brasil" aceita artigos sobre a história, o estado atual e a prospecção das possibilidades da disciplina no país, incluindo abordagens que tratam de sua institucionalização, das disputas internas, das agendas de pesquisa dominantes, emergentes ou esquecidas, da relação com outros campos de saber e da relação com os poderes públicos. Podem ter enfoque panorâmico ou tratar de uma subárea disciplinar específica, de uma publicação ou instituição, de um(a) pesquisador(a) ou grupo de investigação, do impacto de autores(as) ou abordagens importadas do exterior.
Prazo para envio dos artigos: 30 de setembro de 2015.
A edição deve ser lançada em fevereiro de 2016.