domingo, 5 de outubro de 2014

Suplicy e Rawls

O senador e candidato a reeleição Eduardo Suplicy (PT - SP) publicou hoje (05/10) na Folha de S. Paulo o artigo "A Construção da Justiça Social" no qual apresenta aos eleitores sua proposta para o Senado. Além de reiterar seu compromisso de longa data com a distribuição de renda incondicional para todos (Programa Renda Mínima), Suplicy também justificou suas propostas a partir dos princípios de justiça formulados pelo filósofo John Rawls (!).   

- Suplicy: "A Construção da Justiça Social" (Folha)

"A felicidade só é boa quando compartilhada por todos. Por intermediário da política, tenho lutado para que o Brasil se torne uma sociedade mais civilizada e igualitária, na qual possamos ver aplicados os princípios de justiça, tais como delineados pelo filósofo John Rawls: de igual liberdade, de diferença e de igual oportunidades

Toda pessoa deve ter um conjunto de liberdades básicas fundamentais, tais como livre expressão, livre associação, de ir e vir, de votar e ser votado, e outras que devem ser estendidas a toda sociedade. Qualquer diferença socioeconômica que por ventura exista entre as pessoas só se justifica se for em benefício dos que têm menos e de maneira a dar igualdade de oportunidades a todos"