sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Bolsa: Centro de Estudos da Metrópole

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) está com edital aberto para a seleção de pós-doutorandos na área de Ciências Sociais (incluindo Economia e Demografia). As bolsas são formato FAPESP e o prazo para a submissão das candidaturas vai até o dia 30/10


Edital para Bolsas de Pós-Doutorado no CEM

Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) com apoio da FAPESP. É uma instituição de pesquisa avançada em ciências sociais, que investiga temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. É constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos e antropólogos, cuja agenda de pesquisa está voltada basicamente ao estudo de dimensões relacionadas ao acesso dos cidadãos ao bem-estar. Os pesquisadores do Centro atuam em diversos campos do conhecimento e aplicam distintas metodologias em suas investigações. 

Os bolsistas de pós-doutorado (PD) deverão conduzir pesquisa teórica e/ou empírica no programa, além de outras atividades regulares, como a apresentação de seminários, elaboração de papers e a disseminação dos resultados da pesquisa.

As bolsas de PD são para desenvolver projetos específicos, em um dos seguintes temas:

http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/1120

http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/1121

http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/1122

CONDIÇÕES DA BOLSA
A oportunidade está aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros. É recomendável que o candidato possua Doutorado em Ciências Sociais ou áreas afins, com forte histórico de publicação, bom desempenho em inglês falado e escrito. 
O selecionado receberá bolsa, no valor de R$ 6.143,40 mensais e reserva técnica, que equivale a 15% do valor anual da bolsa cujo objetivo é realizar despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
A bolsa contempla um auxílio instalação para pesquisadores que precisem mudar para a cidade de São Paulo, Brasil, sede da instituição. Detalhes sobre o Auxílio Instalação e mais informações sobre a bolsa: www.fapesp.br/bolsas/pd
Serão selecionados, até o máximo de 3 (três) bolsistas.

DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO 

1.CV Lattes completo (www.lattes.cnpq.br) ou Curriculum Vitae se for estrangeiro;
2.MyResearcherID e/ou MyCitation (Google Scholar);
3.Lista de publicações;
4.Projeto de pesquisa, que não deve conter a identificação do candidato em nenhum local, já que sua avaliação será feita sob sigilo de autoria.

PROCESSO SELETIVO

A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas. Na primeira, serão avaliados o currículo, as publicações, o perfil e a trajetória do candidato, assim como a qualidade científica da proposta e sua aderência às linhas de pesquisa do CEM. A segunda consistirá em entrevista com a comissão de seleção, que avaliará o mérito das propostas e o desempenho nesta entrevista.

Os candidatos selecionados para a segunda fase serão contatados via e-mail até 21/11/2014.

As entrevistas serão realizadas pessoalmente ou via Skype em 03/12/2014.
CONTATO E PRAZO DAS INCRIÇÕES
O candidato deverá enviar a documentação via e-mail para: centrodametropole@usp.br com o título: “Bolsa - PD CEPID-CEM”. 

O prazo para envio das inscrições se encerra em 30/10/2014.

Para dúvidas e informações adicionais sobre o Programa de Pesquisa, entre em contato através do e-mailcentrodametropole@usp.br com o título: “Duvida”.