quarta-feira, 11 de junho de 2014

Chamada: I Congresso Internacional de Direito Constitucional e Filosofia Política

Entre os dias 4 e 7 de novembro acontecerá o I Congresso Internacional de Direito Constitucional e Filosofia Política na UFMG. O tema do encontro é "O futuro do Constitucionalismo". Entre os conferencistas do evento estão Luis Roberto Barroso (ministro do STF), Richard Bellamy (UCL), Ronaldo Porto de Macedo (USP) e Conrado Hübner (USP). Serão aceitos resumos entre os dias 5 de junho e 5 de outubro (ver aqui mais informações sobre o processo de submissão). Agradeço a Ronaldo de Souza pela informação. 


I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO CONSTITUCIONAL E FILOSOFIA POLÍTICA



O Futuro do Constitucionalismo: Perspectivas para a Democratização do Direito Constitucional


O I Congresso Internacional em Direito Constitucional e Filosofia Política, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG, traz como tema “O Futuro do Constitucionalismo e a Democratização do Direito Constitucional”.

O evento se insere no contexto de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG, buscando refletir criticamente sobre os sistemas de jurisdição constitucional existentes no direito comparado e analisar os fundamentos políticos e morais do controle de constitucionalidade.

Adotam-se como pano de fundo as críticas à jurisdição constitucional recentemente desenvolvidas por filósofos do direito e filósofos políticos como Jeremy Waldron, Mark Tushnet e Richard Bellamy, que colocam em xeque a legitimidade das cortes constitucionais por desconfiar da premissa liberal de que elas constituiriam um “foro privilegiado” para deliberação sobre questões morais e argumentos fundados em princípios.

Pretende-se examinar, no Congresso ora proposto, os argumentos encontrados na filosofia política e jurídica contemporânea para se estabelecer uma ética deliberativa para as cortes constitucionais e para o desenvolvimento de reformas políticas-institucionais para redefinir a função e a configuração das cortes constitucionais. Nesta última seara, as contribuições dos Plenary Speakers convidados buscarão definir uma espécie de modelo ideal de equilíbrio e cooperação entre os poderes, em busca da legitimação do discurso sobre os direitos fundamentais.

Serão analisados, ainda, alguns modelos recentemente adotados por sistemas jurídicos estrangeiros, cuja experiência pode ser um indicador razoável para avaliar recentes propostas de “enfraquecimento” do sistema brasileiro de controle de constitucionalidade, com o fito de estabelecer um “diálogo institucional” com o poder legislativo.

Finalmente, serão expostos também os argumentos em defesa da jurisdição constitucional e os elementos políticos, morais e institucionais capazes de fortalecer a função representativa e deliberativa das Cortes Constitucionais e, em particular, do Supremo Tribunal Federal Brasileiro.

Envie seu trabalho e participe. Esperamos vê-lo em breve!

A Comissão Organizadora.